
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí anunciou que irá retirar o teste de baliza para a categoria B como prova obrigatória para a obtenção da CNH. A medida começa a valer a partir do dia 19 deste mês.
A decisão segue uma tendência nacional e leva em consideração o novo manual de provas práticas da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A baliza continua sendo exigência para as outras categorias.
Outras atualizações
Outra mudança anunciada é o aumento do número de faltas necessárias para reprovação. O candidato podia ser reprovado ao cometer quatro faltas, mas com a adoção das novas medidas, esse número passa para 11 faltas.
As 'faltas eliminatórias' também foram retiradas. Logo, o futuro condutor só poderá ser reprovado automaticamente caso o examinador identifique que ele não possui condições mínimas de conduzir o veículo com segurança, conforme avaliação durante a prova prática.
"Todas essas mudanças foram feitas a partir de estudos pela Senatran, sempre visaram democratizar e baratear [o acesso à CNH], mas priorizando a segurança viária. Acredito que a médio ou longo prazo que teremos uma resposta concreta sobre isso", afirma a diretora do Detran, Luana Barradas.
As atualizações serão válidas para todos os candidatos, inclusive aqueles que já estão em processo de obtenção da CNH.
De acordo com o Detran, ajustes jurídicos e técnicos ainda estão sendo realizados para a implantação das mudanças em todo o estado.
A diretora também destaca que o edital para credenciamento de instrutores de trânsito autônomos permanece aberto e sem previsão de encerramento.
Os interessados podem procurar qualquer posto do Detran para receber orientações, esclarecer dúvidas e auxiliar na abertura do processo de credenciamento.




