
A estação chuvosa de 2026 no Piauí tem sido marcada por veranicos prolongados e altas temperaturas, castigando municípios do norte e centro-norte do estado. No entanto, a previsão indica que o cenário deve mudar nos próximos dias, com chuvas mais regulares e bons acumulados até o fim de janeiro.
O climatologista Werton Costa, diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil do Piauí, destacou que o mês de janeiro, tradicionalmente chuvoso, surpreendeu pela irregularidade. “Esse veranico já está completando mais de uma semana, castigando bastante a maioria dos municípios, principalmente os do norte e centro-norte, com temperaturas elevadas e restrição pluviométrica”, afirmou.
Segundo Costa, as chuvas que têm ocorrido são pontuais e acompanhadas de raios e rajadas de vento intensas. “A associação com temperaturas mais elevadas tem gerado chuvas com grande concentração de raios e ventanias. Esse cenário, no entanto, está chegando ao fim para todas as regiões do estado”, explicou.
A previsão é de que as instabilidades comecem a se intensificar a partir desta semana, inicialmente nas regiões dos Cocais, Carnaubais e Vale do Sambito, e se expandam para o Vale do Guaribas, Vale do Itaim e Canindé. “A última semana de janeiro promete ser com chuva boa, inclusive coincidindo com o período carnavalesco”, disse o climatologista.
Apesar da expectativa positiva, a Defesa Civil reforça a necessidade de cuidados durante temporais. “Recomendamos atenção muito forte para quem está em áreas abertas, como campos de futebol, barragens e praças, que são vulneráveis à queda de raios e ventanias. Também é importante evitar estacionar veículos próximos a árvores e trafegar por áreas conhecidas de alagamento”, alertou Costa.
A Defesa Civil disponibiliza ainda o serviço de alerta via SMS. Para receber notificações, basta enviar o CEP da localidade para o número 40199.




