
A cidade de Picos recebe no próximo dia 3 de dezembro a 1ª Caminhada da Acessibilidade de Picos. Proposta pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com as secretarias municipais, organizações não governamentais (ONG’s), sindicatos e associações ligadas ao assunto, a mobilização tem como tema “Por uma Cidade mais Humana e Inclusiva".
A caminhada terá início às 7h da manhã, saindo da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus e seguindo até a Praça Félix Pacheco, no Centro de Picos. Na praça serão desenvolvidas as ações do evento.
O objetivo da ação é conscientizar a população sobre os direitos das pessoas com deficiência (PcDs). O evento acontece no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. As informações foram repassadas à nossa reportagem pela presidente do colegiado, professora Edna Moura.
“Nós pretendemos conscientizar a população sobre os direitos da pessoa com deficiência. Em alusão ao dia 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, estaremos nas principais ruas de Picos, com a concentração na Igreja do Sagrado Coração de Jesus às 7 horas da manhã”, explicou.
Na Praça Félix Pacheco haverá exposições, falas dos participantes da mobilização e depoimentos de pessoas que possuem deficiências.
Além de promover informações sobre o assunto, a Caminhada tem como finalidade chamar a atenção do poder público para a criação de um plano municipal de acessibilidade, segundo informou Edna Moura.
“Temos uma grande finalidade com essa mobilização: levar ao município, ao prefeito Dr. Pablo, uma grande manifestação para a criação do Primeiro Plano Municipal de Acessibilidade aqui do nosso município, que nós ainda não temos e precisamos nos mobilizar nesse sentido”, concluiu.
Entrevista completa:




