
Uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), proposta pelo deputado Gustavo Neiva (PP), vai discutir a atualização dos cargos, carreiras e salários dos profissionais da educação e a realização de um novo concurso público para professores. O debate está marcado para o dia 1º de dezembro.
Segundo o parlamentar, os salários dos professores estão defasados e há a necessidade urgente de atualização da remuneração e realização de concurso público, já que cerca de 20 mil pessoas trabalham hoje com contratos precários nas salas de aula do estado.
"Nós queremos que esses contratos sejam transformados em concurso público, em vagas de concurso público. Para que as pessoas possam entrar no serviço público pela meritocracia, pelas suas qualidades. Que ele possa entrar pela porta da frente no serviço público”, disse.

Gustavo Neiva afirmou que o concurso anunciado com 2 mil vagas está muito abaixo da real demanda e defendeu a elaboração de um planejamento para um novo certame, capaz de suprir a carência de professores na rede estadual.
“Nós temos esse papel preponderante, que é facilitar o diálogo entre o governo e as classes, e aqui nós vamos exercer esse diálogo, e nós possamos sair daqui com os encaminhamentos, com os prazos, com uma notícia positiva para os trabalhadores da educação que merecem valorização”, afirmou.
O deputado também destacou que pretende realizar a discussão antes da votação do orçamento de 2026, para garantir que o concurso público e os reajustes salariais sejam contemplados já no próximo ano.




