
O Sindicato Rural de Picos (SRP), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Secretaria de Estado da Educação, promoveu um curso de Produção de Temperos e Condimentos. A capacitação aconteceu nas dependências do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Araújo Luz, localizado no bairro Ipueiras. A iniciativa contou com a intermediação do deputado federal Júlio César Lima (PSD).

O curso teve carga horária de 32 horas, com início no dia 23 de outubro e encerramento no dia 26, totalizando quatro dias de atividades. A turma foi composta por 12 alunas do município de Picos, e as aulas foram ministradas pela instrutora do SENAR, Francimara Varão.
Segundo Ana Karina, mobilizadora do SENAR, o objetivo do curso foi capacitar as participantes para a produção de conservas de vegetais e hortaliças, utilizando práticas adequadas de fabricação e processamento. “Além de estimular mudanças de comportamento para inserir alimentos e temperos naturais no cotidiano, visando elevar a qualidade nutricional e promover uma alimentação saudável”, pontuou.

Para o presidente do sindicato, Tião Barros, a capacitação é uma forma de aprender técnicas para o preparo de temperos caseiros e uma oportunidade de obter renda extra. “Ações como esta contribuem para o desenvolvimento local, oferecendo oportunidades de aprendizado que impactam diretamente a qualidade de vida da população e a sustentabilidade econômica das famílias”, destacou.
O delegado regional do SENAR em Picos, Beron Filho, ressaltou que a iniciativa proporcionou aos participantes a oportunidade de aprender técnicas de produção de temperos, aliando conhecimento prático a momentos de troca e convivência comunitária. “Além de ampliar habilidades, a capacitação estimula a geração de renda e fortalece os vínculos entre as famílias, promovendo maior integração e participação social”, afirmou.




