
O Corpo de Bombeiros de Picos registrou, entre 1º de janeiro e 23 de outubro de 2025, um total de 371 ocorrências de incêndio em vegetação. O número é exatamente igual ao registrado no mesmo período do ano passado, segundo informou o comandante da corporação, capitão Rangel Martins.
“Se pegarmos o mesmo período do ano passado, de 1º de janeiro a 23 de outubro, estávamos com 371 também”, afirmou o capitão.
Apesar da estabilidade no total de atendimentos, a distribuição ao longo do ano apresentou variações significativas. O primeiro semestre de 2025 teve um aumento proporcional de ocorrências em relação ao mesmo período de 2024, enquanto o segundo semestre apresentou uma redução.
“O segundo semestre foi um pouco mais brando na quantidade de ocorrência de incêndio de vegetação em relação ao segundo semestre do ano passado”, explicou Martins.
O mês de outubro, no entanto, chama atenção: até o dia 23, já foram registradas 49 ocorrências, superando o total de 46 casos em todo o mês de outubro de 2024. Isso representa um aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado, quando haviam sido contabilizadas apenas 27 ocorrências até o dia 23.
“A gente ainda tem mais uns dias aí para passar”, alertou o comandante, indicando que o número pode crescer ainda mais até o fim do mês.
O pico de incêndios em 2025 ocorreu em setembro, com 91 registros, número inferior ao pico de 2024, que foi em agosto, com 134 ocorrências.
“Na verdade, não foi só um pouco abaixo, foi bem considerável”, destacou Martins.
Mesmo com as oscilações mensais, o comandante reforça que os dados de 2025 estão dentro da média histórica da região.




