As chuvas isoladas que atingem o Sul do Piauí desde segunda-feira (6) preparam o início da pré-estação chuvosa no estado. Segundo a climatologista Sara Cardoso, da Secretaria de Meio Ambiente do Piauí, a previsão é que o fenômeno se intensifique a partir de sexta-feira (10).
A climatologista explica que as chuvas são causadas por nuvens formadas devido ao solo e ao ar aquecidos durante o período do B-R-O Bró. Com a chegada da pré-estação, elas devem ocorrer com mais frequência.
“A previsão é de céu com muitas nuvens em todo o Sul do estado, especialmente no extremo Sul. Alguns sistemas em conjunto estão empurrando essa umidade residual para o nosso território. Já é um prenúncio da pré-estação chuvosa”, diz Sara.
De acordo com Sara, as primeiras chuvas da pré-estação devem vir acompanhadas de ventos fortes e raios. Apesar disso, as temperaturas devem continuar elevadas, como é comum entre setembro e dezembro.
O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, afirma que as chuvas devem ajudar a aumentar a umidade no Sul do estado. Ele destaca que a região da Serra da Capivara pode ter precipitações acima da média.
“As chuvas podem aliviar pontualmente o calor, reabastecer o lençol freático, encher barreiros e favorecer o rebrote do pasto. Isso já muda a paisagem, principalmente no sertão”, aponta Werton.
As maiores temperaturas devem se concentrar nas regiões do Cerrado e do Sertão. A previsão de chuvas para outubro no estado varia entre 10 e 50 milímetros.
Apesar do calor intenso, nenhum recorde de temperatura foi registrado em comparação com anos anteriores, segundo Sara Cardoso.