Na noite desta terça-feira (7) o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) realizou a entrega de aproximadamente 400 quentinhas para moradores dos bairros Morada Nova e Quilombo, em Picos. A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas do Movimento dos Pequenos Agricultores, mobilização que anualmente reúne milhares de camponeses e camponesas com o objetivo de denunciar injustiças e apresentar propostas para o campo brasileiro.
No Piauí as atividades da jornada tiveram início na última segunda-feira (6), com uma formação no município de Francisco Santos, e seguem até o dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação.
A comida distribuída para os moradores de Picos foi entregue às famílias já contempladas pelas ações do MPA. Os alimentos foram produzidos por camponeses e adquiridos através de doações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Secretaria de Agricultura do Piauí (SAF) e da prefeitura de Picos.
Além da distribuição dos alimentos, ao longo desse período da Jornada os organizadores promoverão formações e a entrega de outros produtos em mais cidades, segundo informou Sônia Costa, coordenadora estadual do MPA.
“Vamos distribuir, em média, 400 quentinhas em dois bairros de Picos e aí, seguimos nos municípios com formação e montagem de alguns kits que fomos contemplados por uma emenda do deputado Lima. E a gente segue nos municípios fazendo conforme as condições que a gente está dando, mas desde que não saia do foco, que é a nossa jornada de luta é por soberania alimentar e nacional. [...] A nossa jornada tem formação e tem ação: nós vamos fazer essa distribuição de alimentos e também as formações. [...] É uma jornada de luta por direito, por soberania”, explicou.
Á nossa equipe Sônia destacou o sentimento das famílias com realizar a ação. “O sentimento é um sentimento de gratidão porque quando a gente vai sempre levamos mais e sempre fica mais gente querendo receber”, destacou.