
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (7), a situação de emergência de dois municípios do Piauí afetados pela seca: São Lourenço do Piauí e Coronel José Dias. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União.
As duas cidades do semiárido piauiense enfrentam um período prolongado de ausência de chuvas, com impactos diretos no abastecimento de água e nas atividades agropecuárias. A seca tem provocado perdas de lavouras, diminuição na produção de leite e dificuldade para o consumo humano e animal.
Com o reconhecimento federal, as prefeituras poderão solicitar recursos ao Governo Federal para ações de assistência à população, como distribuição de cestas básicas, fornecimento de água potável, kits de higiene e limpeza, além de apoio logístico para o enfrentamento dos efeitos da estiagem.
Além do Piauí, outras cidades do Nordeste e de diferentes regiões também tiveram a situação de emergência reconhecida por diferentes tipos de desastres, incluindo estiagens, chuvas intensas e vendavais. No total, 13 municípios de 11 estados foram contemplados pelas novas portarias da Defesa Civil Nacional.




