O Concurso Nacional Unificado (CNU) chega à sua segunda edição, marcada para este domingo (5). Neste ano, o CNU teve mais de 761 mil inscritos. O número é expressivo, mas menor que o da primeira edição, em agosto do ano passado, quando o “Enem dos Concursos” atraiu mais de 2,1 milhões de candidatos.
Ainda assim, a disputa continua acirrada.
E aí surge a dúvida: o que fazer na véspera de um concurso tão concorrido? Como organizar os estudos, controlar a ansiedade e chegar preparado para o dia da prova?
Para ajudar, o g1 reuniu seis dicas práticas de três professores especialistas em preparação para concursos. São elas:
É importante que os inscritos calculem com antecedência o tempo necessário para chegar ao local de prova indicado no cartão de confirmação de inscrição.
Diferentemente da primeira edição, aplicada em um único dia, o CNU 2025 será dividido em duas etapas eliminatórias. Neste domingo será realizada apenas a prova objetiva.
Os portões serão fechados às 12h30 (horário de Brasília), e as provas terão início às 13h. É preciso atenção ao cronograma em estados com fuso horário diferente.
Revise o que levar
Alguns itens são obrigatórios para o exame. Para evitar correria no dia da prova, o candidato deve reservar um tempo para separar o material com antecedência.
Evite mudanças radicais na alimentação
Os candidatos devem evitar mudanças bruscas na alimentação ou na rotina, tanto na véspera quanto no dia da prova. Atenção especial ao almoço: comidas pesadas podem atrapalhar o desempenho durante o exame.
Não é hora de aprender
Às vésperas da prova, muitos candidatos pensam em fazer uma “maratona” de estudos, mas essa não é uma boa estratégia.
Segundo Eduardo Cambuy, a tensão da véspera não favorece a assimilação de novos conteúdos, e longas horas de estudo podem causar desgaste físico.
O professor recomenda, em vez disso, uma revisão rápida do que já foi estudado ou simplesmente usar o dia para descansar.
Economize energia
Cada candidato deve avaliar seus próprios limites, pois algumas pessoas conseguem manter a rotina mesmo após participar de eventos.
Por outro lado, Cambuy recomenda evitar bebidas alcoólicas na véspera da prova para não correr o risco de enfrentar uma ressaca. “O candidato focado não se deixa abalar por um show ou festa, pois sua prioridade é a prova. Já outros, que se sentem preparados, podem buscar um momento de distração — sempre com moderação.
Não se cobre demais
Segundo Viviane Rocha, o medo de não ter um bom desempenho e a pressão por conquistar um cargo público podem atrapalhar durante a prova. A autocobrança excessiva pode gerar nervosismo.