O Instituto Federal do Piauí (IFPI) publicou, nesta quinta-feira (2), o edital do Exame Classificatório 2026.1, oferecendo 4.280 vagas para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, concomitantes e subsequentes. As oportunidades são destinadas a candidatos que concluíram ou estejam cursando o ensino fundamental ou o médio.
As vagas estão distribuídas em 20 campi do IFPI:
A seleção será realizada por meio de prova marcada para o dia 7 de dezembro, composta por 60 questões objetivas, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática. O resultado final está previsto para ser divulgado em 14 de janeiro de 2026.
As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site selecao.ifpi.edu.br, mediante pagamento de taxa de R$ 20. O boleto poderá ser quitado em bancos, instituições financeiras habilitadas ou via Pix.
Os candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, poderão solicitar isenção da taxa entre os dias 6 e 20 de outubro. Já estudantes transgêneros, travestis e transexuais têm o direito de solicitar o uso do nome social, nos dias 6 e 7 de outubro.
O edital também prevê atendimento especial para candidatos com deficiência ou lactantes, mediante solicitação online entre os dias 6 de outubro e 3 de novembro. Além disso, estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas que optarem por cotas deverão obrigatoriamente passar pelo procedimento de heteroidentificação, conforme as normas do edital.