A Câmara Municipal de Picos realizou na noite desta terça-feira, 16 de setembro de 2025, uma sessão solene em homenagem aos 50 anos da Diocese de Picos. O evento celebrou o Jubileu de Ouro da instituição religiosa e marcou ainda a entrega da Medalha do Mérito Legislativo “Vereador Gilson de Alencar Nunes” ao bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva.
O momento foi uma proposição dos vereadores Rinaldinho, Chaguinha e Dalva Mocó, que ressaltaram a importância da história da Diocese e do trabalho desenvolvido pela Igreja Católica em Picos e região.
Durante a solenidade, o bispo Dom Plínio José destacou a relevância da homenagem.
"Nós ficamos honrados porque a Igreja, na sociedade, ela se sente parte integrante. E a gente quer fazer, demonstrar a nossa honra porque quando somos reconhecidos a gente se sente mais parte, mais integrada. Até mesmo porque na sociedade a Igreja se sente como parte de uma missão muito sublime que é de cuidar, cuidar das pessoas. A gente sabe que a Câmara Municipal, a Casa das Leis da comunidade, tem também essa missão de cuidar, de certa forma. A nossa tem um leque bem amplo, seguindo a própria prática da Igreja no Brasil e no mundo, que é de cuidar da pessoa desde a sua concepção até a morte natural. E tudo que envolve a pessoa para que esse trajeto da vida, essa linha da vida aconteça de uma forma contentadora e segura, a gente entra também com a nossa missão. Apesar do destaque nosso ser o religioso, o espiritual”, frisou.
Em seguida, o bispo reforçou a importância da data. “Eu acho que todas as datas, os 50 anos, ele tem assim uma chamativa especial. Nós vamos comemorar outras, já comemoramos outras anteriores, mas é uma data muito admirável”, garantiu.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Rinaldinho, também destacou a homenagem.
"Nós estamos realizando hoje na Câmara Municipal de Picos, sessão solene, no qual a gente comemora esse Jubileu de Ouro da Diocese de Picos, são 50 anos de muito trabalho, de dedicação e renovação da fé do povo picoense, como também de toda a macrorregião. E nós, enquanto vereadores, não poderíamos também deixar de fazer essa homenagem”, assegurou.
O vereador Chaguinha ressaltou a importância histórica da Diocese.
"O objetivo foi fazer a cerimônia celebrativa dos 50 anos do Jubileu de Ouro da Diocese de Picos. Com a celebração desses 50 anos, a gente pode perceber um pouco da história da Igreja Católica em Picos, bem como a implantação da Diocese, que foi implantada em 1975 com a chegada do bispo Dom Augusto Alves da Rocha. Então a chegada do bispo marca uma nova história na cidade de Picos, bem como na religiosidade católica. Porque com a implantação da Diocese, nós temos a primeira paróquia dentro da cidade, que é a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios. Posteriormente, nós conseguimos aqui a Paróquia de São Francisco de Assis, do bairro Junco. Posteriormente, a Paróquia de São José, no bairro São José, e agora mais recente a Paróquia do Nosso Senhora do Carmo. Isso demonstra que a cidade tem crescido, que tem aumentado o número de fiéis da Igreja Católica e isso simboliza também a liderança do bispo Dom Plínio aqui na nossa cidade”, frisou.
A vereadora Dalva Mocó ressaltou a importância do trabalho realizado pela Diocese de Picos e pelo bispo Dom Plínio José.
A sessão solene contou com a presença de autoridades, lideranças políticas, religiosas e fiéis, tornando-se um marco nas comemorações do Jubileu de Ouro da Diocese de Picos.