O ativista cultural Mano Chagas conversou com a equipe do Portal Grande Picos, nesta quinta-feira (11), sobre a retomada das atividades culturais em Picos. Na ocasião, ele explicou como estão os preparativos alusivos ao “mês da Consciência Negra”. A ação acontece no mês de novembro devido ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
Para o período está sendo organizado um projeto chamado Novembro Negro, que tem como objetivo retomar o debate racial em Picos. Entre as atividades culturais que serão desenvolvidas a partir da iniciativa estão: um concurso de beleza negra, apresentações de rap, discussões e formações sobre empreendedorismo sob a perspectiva racial.
“Recentemente sentei com algumas lideranças do Movimento Negro e chegamos à conclusão que vamos fazer o Novembro Negro em Picos, uma atividade que vai de 18 a 28 de novembro. Haverá um processo de formação, a princípio em parceria com o SEBRAE, e em seguida vamos fazer outras atividades de formação também com o público negro. [...] É aberto à sociedade para que possamos rediscutir essa proposta do que é ser empreendedor, sobretudo, pela questão racial”, disse Mano Chagas.
O ativista ressaltou que todas as atividades serão gratuitas e abertas a toda a comunidade.
“Nesse leque, vamos ter um momento que estamos chamando de culminância. Essa culminância vai acontecer na Praça Josino Ferreira, no dia 28, a partir das 18 horas, com o concurso Beleza Negra e com atividades culturais e artesanais. [...] Há um leque de atividades para esse dia. São artistas de renome, tanto a nível nacional como local”, afirmou.
O Novembro Negro terá a participação de artistas como Preto Tipo A, Preto Kedé, DJ Black France, Mestre Naldinho da Lezeira e Manda Guerreiro.
CONFIRA A ENTREVISTA COM MANO CHAGAS