
O Ministério das Comunicações publicou na última semana a Portaria nº 19.078/2025, que homologa o encerramento das transmissões de televisão em tecnologia analógica em 25 municípios piauienses. A medida faz parte do processo nacional de transição para o sinal digital, que oferece melhor qualidade de imagem e som, além de maior eficiência no uso do espectro de radiofrequência.
De acordo com a portaria, o desligamento do sinal analógico ocorreu no dia 30 de junho de 2025, às 23h59, e atinge cidades de diferentes regiões do estado, incluindo Floriano, Picos, Piripiri, Campo Maior, Corrente, Uruçuí, Oeiras, Esperantina e São Raimundo Nonato, entre outras.
A determinação estabelece ainda que os canais utilizados pelas emissoras na transmissão analógica devem ser devolvidos à União. No lugar da programação, as emissoras devem exibir uma cartela informativa sobre a mudança até o dia 30 de julho de 2025, salvo nos casos em que o canal analógico passe a ser imediatamente utilizado para a transmissão digital de outra entidade.
Com a decisão, os moradores dos municípios listados passam a ter acesso apenas ao sinal digital de TV aberta, que já vinha sendo implantado de forma gradativa no estado. Para receber a nova tecnologia, as famílias devem utilizar televisores compatíveis ou instalar conversores digitais nos aparelhos mais antigos.
Os municípios piauienses que tiveram o sinal analógico desligado são:




