
Com a chegada de setembro, muitos já começam a planejar os próximos dias de descanso previstos no calendário oficial. O mês terá um feriado nacional e também alguns feriados municipais no Piauí, que devem alterar a rotina em determinadas cidades. Além disso, os próximos meses ainda reservam feriados que podem gerar folgas prolongadas, dependendo da definição de pontos facultativos.
O calendário de setembro traz a celebração da Independência do Brasil em 7 de setembro, reconhecida como feriado nacional desde as leis nº 662/1949 e nº 10.607/2002. Neste ano, porém, a data cairá em um domingo, sem impacto direto na rotina da maior parte dos trabalhadores.
No Piauí, algumas cidades terão feriados municipais. Em Parnaguá, o dia 8 será dedicado à Padroeira do município. Em Gilbués, haverá feriado no dia 9. Em União, a emancipação política será lembrada em 17 de setembro, e em Jaicós, o feriado religioso está marcado para o dia 24.
Depois de setembro, o próximo feriado nacional cairá novamente em um domingo: 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O feriado estadual do Piauí, Dia do Piauí, será celebrado em 19 de outubro, que em 2025 cairá em um domingo, sem impacto direto na rotina da maioria dos trabalhadores.
Já em novembro, no dia 20, será celebrado o Dia da Consciência Negra, que neste ano cairá em uma quinta-feira. Essa data pode abrir espaço para uma folga prolongada, dependendo da política de ponto facultativo na sexta-feira seguinte. O mesmo cenário deve ocorrer no Natal, no dia 25 de dezembro, também está marcado em uma quinta-feira, com possibilidade de extensão do descanso até o fim de semana caso haja liberação na sexta-feira, dia 26.
Após setembro, o calendário terá outros feriados e pontos facultativos ao longo do ano. Confira os principais:
Outubro
Novembro
Dezembro




