
O 3º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), sediado em Picos, realizou na manhã desta segunda-feira (25) uma formatura em alusão ao dia do soldado, comemorado anualmente em 25 de agosto. O evento contou com a presença de representante de diversos setores da sociedade picoense, entre eles estudantes, autoridades políticas e sociedade civil.


Em entrevista a reportagem do portal Grande Picos, o comandante da unidade militar, Coronel Antônio Aécio, ressaltou que a data foi estabelecida no ano de 1923 e celebra as figuras de Duque de Caxias e dos soldados brasileiros.

“Hoje, comemoramos o Dia do Soldado em homenagem ao nascimento do Duque de Caxias, que é o patrão do Exército Brasileiro, e também, esse ano na campanha de comunicação estratégica, comemoramos os 80 anos da Força Expedicionária Brasileira. Nessa data também lembramos todos os soldados que combateram na Segunda Guerra Mundial”, explicou.
Na ocasião, o soldado picoense, Heli Rodrigues, foi homenageado por seus esforços junto as tropas brasileiras na 2ª Guerra Mundial. “Aqui em Picos tivemos o soldado Heli, que combateu na Segunda Guerra Mundial e voltou para contar a história. E aqui temos o ‘Monumento do Soldado Desconhecido’, que faz menção ao soldado de Picos que lutou na Segunda Guerra Mundial”.
O evento também promoveu uma homenagem para o garoto Davi, que foi resgatado pela coorporação na Operação Guaribas durante as enchentes que atingiram o município do início do ano. O coronel explicou o que motivou a homenagem.

“O que motivou foi a Operação Guaribas, um momento que marcou muito. Eu diria que o ponto alto do documentário da Operação Guaribas foi quando a nossa tropa fez o resgate do Davi. E o depoimento da mãe dele, a senhora Irla, repercutiu muito positivamente para o exército. [...] O Davi foi valente, foi corajoso".
Além da homenagem, o garoto recebeu uma camiseta simbolica com seu nome e reencontrou a equipe que fez o seu resgate.
CONFIRA A ENTREVISTA COM O CORONEL




