
A Associação dos Engenheiros Agrônomos da Macrorregião de Picos (AEAMP), em parceria com outras organizações, promoveu de 18 a 20 de agosto de 2025 o 2º Seminário da Agricultura Familiar, um evento dedicado a valorizar e fortalecer o trabalho das famílias agricultoras dos municípios da região.
A programação do evento contou com visitas em escolas públicas e privadas, cujo objetivo foi informar o alunado sobre a importância das engenharias no cotidiano e também a finalidade do Sistema Confea/Crea e Mútua.

O ápice do evento ocorreu no dia 20 com três importantes palestras realizadas no auditório do CREA-PI, inspetoria de Picos. A primeira teve como tema “Ações do sistema Confea/Crea e Mútua” e foi ministrada pelo agrônomo Dormeval Luz.
A segunda palestra teve como tema abordado “Certificações de produtos de origem vegetal e selo de inspeção artesanal no estado do Piauí” e foi ministrada pelo engenheiro agrônomo da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), Ernane Moura.

Já a última palestra, cujo tema foi “Uso de defensivos naturais para o controle de pragas e doenças nas lavouras, com o uso de tecnologias sustentáveis”, foi proferida pelo engenheiro agrônomo Wagner Pessoa.
Segundo a presidente da entidade, Nájida Leal, a atividades contaram com grande participação do público, composto principalmente por docentes e discentes do curso de agronomia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Picos. Também estiveram presentes, secretários municipais de agricultura, diretores de Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), agricultores familiares e representantes de órgãos estaduais que desenvolvem políticas voltadas para campo.

Segundo a presidente, Nádja Leal, o 2º Seminário da Agricultura Familiar da macrorregião de Picos, que foi patrocinado pelo sistema Confea/Crea e Mútua, superou as expectativas da organização.




