
O magistrado piauiense Carlos Augusto Pires Brandão foi nomeado pelo presidente Lula como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Carlos é juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília (DF). Ele assume a vaga deixada pela ministra Assusete Dumont Reis Magalhães, que se aposentou.
A nomeação foi publicada nesta quinta-feira (21) no Diário Oficial da União. Carlos Brandão foi aprovado para o cargo de ministro da Corte de Justiça em sabatina pelo Senado no dia 13 de agosto. O magistrado piauiense passou pelo crivo dos integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
Brandão foi escolhido em lista tríplice formada pelo Pleno do STJ no Dia 15 de outubro de 2024. Com a nomeação, agora cabe ao STJ marcar a sessão solene de posse do novo ministro. Natural do Piauí, Brandão será o terceiro magistrado do estado a ocupar uma das 33 cadeiras do STJ.
Além dele, o presidente Lula também nomeou para o STJ a procuradora Marluce Caldas, do Ministério Público de Alagoas (MPAL).




