
A cidade de Picos recebeu nesta terça-feira (12) e quarta-feira (13) a IX Conferência Municipal de Saúde do município. O evento aconteceu no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e contou com a presença de profissionais da saúde, representantes da sociedade civil, usuários do sistema de saúde, autoridades e de delegados eleitos durante as pré-conferências realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Com o tema central voltado para a construção do novo Plano Municipal de Saúde, a conferência promoveu debates, apresentações de propostas e deliberações com o objetivo de definir as diretrizes para a saúde pública de Picos pelos próximos quatro anos.

Entre as autoridades, estiveram presentes o secretário municipal de saúde, Dr. Thales Coelho, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Araújo, e secretário municipal de governo, Junior Santos.

O secretário Thales Coelho, ressaltou a importância do evento para a cidade. “Estamos participando aqui da 9ª Conferência Municipal de Saúde, onde a voz realmente vai ser o povo. O nosso objetivo é ouvir a população e dialogar com ela para que possamos solucionar problemas de políticas públicas, principalmente na área da saúde. [...] Iremos fazer um plano de ação para que, nesses próximos quatro anos, tragam uma saúde de qualidade”.
Além de escutar as demandas do povo, o encontro também abriu espaço para ouvir profissionais da área da saúde e gestores. “A gente escutando um pouquinho de cada um, vamos tentar fazer um plano de ação para que a saúde de Picos só tenda a crescer e não a diminuir", disse Dr. Thales.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Araújo, destacou a participação da população na formulação do Plano. “A construção do plano se inicia aqui hoje. [...] Antes dessa conferência, houve a realização de 36 pré-conferências, em todas as unidades básicas de saúde do município, onde a população participou e foram elaboradas propostas que destacaram a necessidade dessa população. [...] E, ao final da conferência, as propostas que foram aprovadas servirão de base para a construção do Plano Municipal de Saúde”.
O secretário municipal de governo, Junior Santos, representou o prefeito Dr. Pablo Santos na abertura do evento. Segundo ele, a determinação do prefeito foi ouvir com muita atenção os anseios da população. “Uma conferência dessa é onde você traz as demandas das localidades, dos bairros, da sociedade de maneira geral, para dentro da secretaria [...] para que facilite a gestão e para que a gestão tenha um norte para trabalhar em cima daqueles pontos que a população está pedindo”.
Confira as entrevistas
Thales Coelho
Júnior Santos
Júlio Araújo




