
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) divulgou o calendário de atividades da Justiça Itinerante para o segundo semestre de 2025, que contempla atendimentos gratuitos em bairros de Teresina e em cidades do interior. A iniciativa, realizada em parceria com a Defensoria Pública e o Ministério Público, busca garantir que serviços essenciais do Judiciário cheguem a comunidades com menor acesso aos atendimentos presenciais.
Segundo o TJ-PI, as ações da Justiça Itinerante serão divididas entre jornadas na capital e no interior do estado. Em Teresina, os serviços estarão disponíveis ao longo de todo o semestre, permitindo que os cidadãos tenham acesso facilitado a processos e documentos sem a necessidade de deslocamento a sedes do Judiciário.
Entre os atendimentos oferecidos estão divórcio consensual, retificação de registro civil, incluindo nascimento, casamento e óbito , homologação de acordo de pensão alimentícia e emissão de documentos. Todos os serviços são gratuitos e destinados a atender demandas que, em muitos casos, não chegam a ser formalizadas por falta de acesso ou informação.
Para o presidente do TJ-PI, desembargador Aderson Nogueira, a Justiça Itinerante representa um canal direto entre o Judiciário e a sociedade.“A Justiça Itinerante é uma ferramenta essencial para a garantia da cidadania no Piauí, aproximando o Judiciário à população”, afirmou.
Segundo o Superintendente da Justiça Itinerante, Henrique Luiz Da Silva Neto, “a Justiça Itinerante organizou esse calendário para que a população fique atenta às datas, e possa usufruir dos serviços gratuitos que estão sendo oferecidos em Teresina e em algumas cidades do interior do estado”, declarou.
Confira abaixo o calendário de jornadas:
AGOSTO
04 a 08 – Jornada Santa Maria da Codipi
18 a 22 – Jornada Madeiro
SETEMBRO
08 a 12 – Jornada Procon Alepi
22 a 26 – Jornada Currais
OUTUBRO
06 a 10 – Jornada Parque Piauí
20 a 24 – Jornada Lagoa do Piauí
NOVEMBRO
10 a 14 – Jornada Cerâmica CIL
24 a 28 – Jornada Hugo Napoleão




