
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), lançou nesta sexta-feira (8) o projeto “Papo com a PC”. A iniciativa será desenvolvida nas escolas da rede pública estadual, com foco em estudantes entre 15 e 29 anos.
O projeto é coordenado pela Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) e tem como principal objetivo aproximar os jovens da Polícia Civil do Piauí, promovendo a prevenção da criminalidade por meio de palestras e ações educativas. A proposta também visa combater preconceitos e ampliar o diálogo com os estudantes sobre temas sensíveis e atuais.
O projeto deve ser implementado de forma progressiva em escolas de todas as regiões do estado. O conteúdo das palestras inclui temas como tráfico de drogas, crimes virtuais, cyberbullying, violência contra a mulher, crimes de trânsito, e violações contra crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
A ideia é criar uma rede de conscientização que se estenda das escolas às famílias dos estudantes. O delegado-geral Lucy Keiko destacou a importância de levar informação para dentro das escolas como forma de prevenir o aliciamento de adolescentes por facções criminosas e outras formas de violência.




