
Em um importante passo para valorização da cultura e tradição dos vaqueiros, foi oficialmente fundada no dia 18 de junho a Associação dos Vaqueiros e Atividades Equestres de Geminiano, iniciativa que visa fomentar a tradição do vaqueiro no município e fortalecer eventos e ações voltadas ao homem do campo.
A reunião de fundação aconteceu na Rua Joaquim Silvestre Gonçalves, no centro da cidade, reunindo dezenas de participantes, que passaram a ser considerados sócios-fundadores. Na ocasião, foi aprovado por unanimidade o estatuto da entidade, bem como eleita e empossada a primeira diretoria da associação, com mandato até 18 de junho de 2029.

Diretoria eleita:
Conselho Fiscal:
A Associação tem como objetivos principais a promoção e valorização da cultura do vaqueiro, o fortalecimento da tradicional Cavalgada dos Amigos — evento já consolidado no calendário local — e a criação da Festa do Vaqueiro de Geminiano, projeto inédito que será implementado ainda este ano.
Segundo o presidente eleito, Edimilson Sousa Brito, o Nego Mil, a entidade nasce com a missão de unir os vaqueiros do município e garantir espaço e visibilidade às manifestações culturais que envolvem atividades com montaria a cavalo.
Projeto de Lei e Dia do Vaqueiro
A diretoria da nova associação também adiantou que encaminhará nos próximos dias à Câmara Municipal um projeto para a criação oficial do Dia do Vaqueiro em Geminiano. Após aprovação legislativa, a data passará a integrar o calendário oficial de eventos da cidade, e será celebrada anualmente com a realização da Festa do Vaqueiro, promovida pela própria associação.
A fundação da Associação dos Vaqueiros representa mais um marco na história cultural de Geminiano, fortalecendo as raízes do sertão e dando voz à figura emblemática do vaqueiro, símbolo de resistência, fé e tradição.




