
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), em parceria com o Inmetro, está realizando uma força-tarefa de fiscalização em estabelecimentos comerciais durante o período de férias escolares. A “Operação Férias Seguras” teve início na última segunda-feira (7) e segue até esta sexta-feira (11) com o objetivo de garantir a conformidade de produtos e serviços ofertados aos consumidores.
Estão sendo fiscalizados itens de grande procura nesse período, como cadeirinhas infantis, bebê conforto, assentos elevados para veículos, pneus, capacetes, colchões, balanças em padarias e restaurantes, bombas de combustível, produtos de higiene pessoal, além de eletrodomésticos como churrasqueiras elétricas.

Segundo o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, a operação é de caráter nacional e ocorre simultaneamente em todos os estados com órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
As penalidades para os estabelecimentos que descumprirem as normas podem chegar a R$ 1,5 milhão, variando de acordo com o porte da empresa, a gravidade da infração e a reincidência.




