Início Destaque Exames que detectam DSTs em gestantes podem ser realizados em postos de...

Exames que detectam DSTs em gestantes podem ser realizados em postos de saúde de Picos

Os exames são os que detectam possíveis DSTs, como Aids, Sífilis e hepatites B e C

A Secretaria Municipal de Saúde descentralizou serviços e grávidas podem realizar exames, que antes eram feitos no Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos, nos postos de seus bairros.

A Coordenadora do CTA, Ozeany Vieira, fala que a mudança é um benefício que as mulheres gestantes conquistaram, já que não precisam mais se deslocarem até o CTA. Atualmente quinze postos estão aptos a fazer os testes rápidos e mais dez devem começar o atendimento nos próximos dias, é o que afirma a coordenadora.

Os exames são os que detectam possíveis Doenças Sexualmente Transmissíveis, como Aids, Sífilis e hepatites B e C. O parceiro da mulher grávida também pode realizar os exames no posto de saúde.

Coordenadora do CTA de Picos, Ozeany Vieira

“Hoje a gestante do município de Picos pode estar procurando o seu postinho para estar realizando esses testes rápidos. […] Desde 2014 que o Ministério da Saúde preconizava a descentralização para ficar mais fácil o acesso à gestante, para quando ela for fazer o seu pré-natal, ela já vai estar fazendo de imediato esse exame. Então tudo isso, é para estar ajudando a gestante e o seu parceiro”, explica a coordenadora.

Caso algum exame dê positivo, a paciente é encaminhada para o CTA para fazer um acompanhamento e tratamento médico. Ozeany fala que o centro está aberto a toda população sexualmente ativa e aconselha para que busquem estar fazendo os exames que detectam essas doenças.

“Nós estamos abertos para todos, mas quem for gestante, pode estar vendo com a enfermeira do seu bairro se está fazendo [o exame], porque começamos com 15 postos, vai ter mais dez e futuramente, em todos os outros postos vai ser feito”, conclui.

CONFIRA O ÁUDIO:
OZEANY VIEIRA