Após uma temporada de quase 2 anos parados por conta da pandemia do novo coronavirus, a Associação de Karatê de Picos (ASKAPI) já está de volta com suas atividades de treinamentos, e prepara seus atletas para o Campeonato Cearense Unificado de karatê que vai acontecer em Fortaleza – CE, no dia 17 de outubro.
Em entrevista ao Portal Grande Picos, o presidente da ASKAPI, professor Francisco Arcanjo, também destaca o campeonato brasileiro, em São Paulo – SP como uma expectativa da seleção de levar o nome de Picos para outros estados.
“A pandemia, a gente realmente fechou, foi uma temporada fechada, depois a gente reabriu, e já estamos aqui com o karatê acontecendo normal. Agora esse ano de 2021, já temos dois eventos pra gente participar com os atletas da seleção picoense de karatê, que será agora o Campeonato Cearense Unificado, que vai ser agora dia 17 de outubro em Fortaleza. A seleção já está treinando, já estamos preparando aí os nossos caratecas picoenses. Nós estamos com expectativas também, se preparando para o campeonato brasileiro, que vai ser, se não me engano de 13 à 15 de novembro em São Paulo”, destacou.
Através do karatê, o professor Francisco Arcanjo já levou diversos caratecas picoenses a participarem de importantes torneios nacionais, inclusive internacionais, rendendo à seleção títulos inéditos, levando sempre o nome do município de Picos no quimono dos jovens.
Francisco Arcanjo ressalta que um dos desafios enfrentado pela ASKAPI tem sido a questão financeira para custear as despesas dos caratecas, pois todos são de baixa renda, sem condições alguma para bancar suas viagens, sendo necessária, na maioria das vezes, a realização de rifas com o objetivo de angariar fundos para o deslocamento dos atletas aos campeonatos, inclusive muitos deles já estão vendendo para conseguir verbas para a viagem à São Paulo.
Com a crise gerada pela pandemia, o professor teme que os parceiros possam não apoiar o projeto, e agora ele conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Picos e acredita que terá esse apoio, através da elaboração dos projetos a serem encaminhados à Secretaria Municipal de Esportes.
As empresas ou demais interessados em ajudar a academia no custeio de suas despesas e patrocinar os atletas picoenses, podem procurar a sede da ASKAPI que fica localizada na Avenida Severo Eulálio, ou entrar em contato com o professor pelo WhatsApp (89) 99979 9525.
Krav Maga
Entre as modalidades esportistas desenvolvidas pelo professor Francisco Arcanjo, ele também destaca o sistema krav Maga, uma modalidade Israelense, direcionada a autodefesa, defesa pessoal ou sobrevivência urbana, um método simples, rápido e objetivo, disponível na ASKAPI de Picos.
Os treinamentos já tiveram início há cerca de quatro meses em Picos e está disponível para qualquer pessoa que desejar aprender técnicas de autodefesa. As turmas estão divididas em todos os dias da semana, em horários alternados.
CONFIRA A ENTREVISTA COM FRANCISCO ARCANJO