Início Colunas Panorama: O finge-finge da política picoense

Panorama: O finge-finge da política picoense

Segundo a rádio calçada, a relação do prefeito Gil Paraibano (Progressistas) com parte de sua base aliada está uma verdadeira novela. O nome ideal para este folhetim seria “finge-finge”. A trama é a seguinte: o prefeito finge que confia e os aliados fingem que são fiéis.

Demostrando lealdade

Já os petebistas, no início da gestão demonstraram um pouco de insatisfação com o Palácio Coelho Rodrigues, mas parece que acertaram os ponteiros com o dono da caneta. O grupo tem defendido o governo tanto no parlamento como fora dele.

O grande motivo

Segundo um office boy do palácio, o grande motivo da boa relação tem a ver com o som emitido pelo auto falante palaciano, de que o espaço do deputado Nerinho (PTB) será respeitado na eleição do ano que vem.

Animado

O prefeito Gil Paraibano (Progressistas) voltou animado da viagem que fez à Brasília. Ele participou da posse do seu afilhado senador Ciro Nogueira no Ministério da Casa Civil. O gestor levou na bagagem várias reivindicações de diversas obras estruturantes para a cidade. Paraibano pediu empenho dos representantes piauienses no congresso e garantiu que as obras pequenas, a prefeitura faz.

Anunciação 

O senador Elmano Ferrer (Progressistas) cumpriu agenda na cidade de Picos na terça-feira (10). O parlamentar visitou as obras de recuperação das vias laterais da BR 316 para a qual destinou recursos através de emenda parlamentar. Elmano também anunciou um aporte de mais 30 milhões de reais destinados para a cidade.

Sugestão

Em meio ao anúncio do senador, um cidadão sugeriu que caso, realmente, o recurso chegue, o senador será merecedor que se crie uma estátua em algum ponto da cidade. Mas segundo o mesmo morador, se a grana não aparecer, o apelido do parlamentar vai ter de mudar de “velhinho trabalhador”. A coluna oferece um pedaço de doce para quem certar como o ficaria sendo apelidado o senador.

O conciliador

O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias (PT), esteve nesta sexta-feira (13) inaugurando obras  do PRO Piauí na cidade de Santa Cruz do Piauí. O petista tem demostrado, ao longo, que nasceu com o dom da conciliação. Ele levou o ex-governador Wilson Martins para participar do piquenique promovido pelo ex-prefeito Jurandir Martins e pelo atual, Barroso Neto, que são adversários históricos de Wilsão.

Um olho no peixe e outro no gato

O coordenador do PRO Piauí no território Vale do Guaribas, Araujinho, anda muito entusiasmado com o programa. Araújo tem estado constantemente na cidade atendendo às reivindicações dos prefeitos da região. Mas segundo pessoas próximas ao empresário, ele tem dedicado uma atenção especial com as demandas da cidade de Picos.

Mudou de cor    

Essa semana em Picos, um passarinho que na eleição passada voou no rebanho vermelho, mudou de ninho. O pássaro que no pleito passado pertencia à espécie cabeça vermelha, virou azulão. Dizem que o motivo da mudança da coloração foi um punhado de alpiste a mais que a ave receberá em seu novo habitat.

Na estrada

O médico Gutemberg Rocha continua construindo o caminho que possa lhe levar a Assembleia Legislativa. Rocha tem intensificado o contato com lideranças locais e ainda percorrido diversos municípios de outras regiões do estado.

O destemido

O Partido dos Trabalhadores deseja lançar nomes para concorrer ao cargo de deputado estadual em todas as regiões do estado. Na região de Picos, o nome com mais expressão é do vereador Wellington Dantas. Pelo visto, a ideia não faz parte dos planos do parlamentar, mas há na cidade um petista histórico que já se colocou à disposição, caso ninguém aceite cumprir a missão, ele encara.

Na trilha do voto

No último sábado (07), o superintendente de Representação do Governo do Estado em Brasília, Mainha e seu pai Zé Maia, receberam amigos e correligionários na sua chácara em Itainópolis. O ex-deputado que estava de aniversário na data, aproveitou para apresentar o dep. estadual licenciado, Fábio Xavier, com quem fará dobradinha no município no pleito vindouro. Fábio, que atualmente ocupa a Secretaria de Estado das Cidade, recebeu as demandas apresentadas pelo grupo que faz oposição ao prefeito da cidade, o professor Miguel Rodrigues.