A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM) realizou ontem (09) a apreensão de vários animais silvestres que estavam em cativeiro e sob maus tratos no povoado Mirolândia, zona rural de Picos. A fiscalização se deu após denúncias anônimas que informavam sobre a presença de macacos prego mantidos sob condições degradantes em uma residência da localidade.
Ao chegar ao local haviam, além dos macacos, mais de duzentos pássaros mantidos em gaiolas foram apreendidos na região. Todos os animais foram recolhidos pelos fiscais ambientais. Os que se encontram machucados e debilitados estão sob os cuidados da secretaria ambiental, os demais foram soltos em uma região de mata na cidade. O proprietário da residência onde foram encontrados os animais não foi localizado.
De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente de Picos, Flauber Martins, a equipe voltará ao local dentro de alguns dias e se constatado a recorrência do crime ambiental os responsáveis serão autuados e responderão criminalmente.
“Vamos continuar as fiscalizações, esperar a sociedade também ajudar e voltaremos novamente a região em alguns dias para saber se voltaram a criar. Se tiver voltado a prender passarinhos vamos com a força da polícia e autuar”, afirmou Flauber.
Entrevista: Flauber Martins
Ainda segundo o assessor técnico, dependendo do pássaro e da quantidade, o responsável por esse tipo de crime ambiental pode ser punido com multa ou preso.
Fabricio Sousa