A Polícia Rodoviária Federal, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realizou uma operação que teve início na terça-feira (9) e foi finalizada na sexta-feira (12), a ação foi realizada em todo o município de Picos no intuito de capturar animais abandonados ou soltos em vias públicas.

Segundo dados informados pelo coordenador de apreensão de animais em Picos, Erismar Santiago, durante os quatro dias de operação foram tirados de circulação mais de 50 animais bovinos, asininos (jumentos) e equinos, uma média de 20 animais por dia.

O coordenador explica que as capturas dos animais foram feitas em Picos e cidades vizinhas e que grande parte dos animais aprendidos foram realizadas na zona rural de Dom Expedito Lopes, Oeiras e Jaicós.

“ Os animais que foram aprendidos na região de Dom Expedito Lopes, na região de Jaicós e parte que foram aprendidos na região de Oeiras, os proprietários já procuraram a secretaria do Meio Ambiente e já retiraram seus animais”, disse.

Erirmar disse ainda que não tem data marcada para a próxima operação, pois depende de um agendamento para ver a disponibilidade dos agentes. Ele orienta que os proprietários devem deixar esses animais presos ou em lugares apropriados, para não causar nenhum tipo de acidentes nas vias.

Confira a entrevista

ERISMAR SANTIAGO