A Praça Valquíria Neiva, no bairro Junco, assim como outras existentes na cidade de Picos, virou ponto de moradia. Atualmente diversos moradores de rua se abrigam no local, onde dormem, bebem, comem, se divertem, cantam e chegam a se agredirem.
A intolerância dos moradores de rua pode ser observada no dia a dia com a população. Quem trabalha no local, conta que o rendimento, às vezes é prejudicado, pois muitos clientes evitam parar no local para não serem incomodados.
A fonte luminosa da praça está desativada há algum tempo e moradores de rua usam a água da fonte de luz para tomar banho. A reportagem do Portal Grande Picos flagrou essa prática. Sem se sentir intimidado ou ser interpelado por alguém, o homem que carregava consigo um litro de bebida alcoólica, se refrescava do intenso calor que faz na região nesta época do ano, utilizando-se da água da fonte.
A cena foi acompanhada por algumas pessoas que reclamaram também da sujeira provocada pela população de rua. A praça do mercado, como é conhecida, há alguns anos não vem sendo utilizada como área de lazer dos moradores.