A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) iniciou na manhã de hoje, 20, a notificação dos empreendedores e vendedores ambulantes que ocupam a Praça Felix Pacheco, no Centro, para que desocupem o local. O logradouro passará por uma revitalização com início das obras programada para o dia 28 do mês em curso.

De acordo com Armínio Carvalho, gestor da Semam, o recurso das obras de revitalização da referida praça, é oriundo dos recursos próprios da secretaria e está prevista para ser entregue, à população, picoense no dia 11 de dezembro, véspera do aniversário da Cidade Modelo.

O secretário explica que a desocupação será realizada em duas etapas para não prejudicar os trabalhadores que usam aquele espaço para comercializarem seus produtos e serviços como forma de garantir o sustento de suas famílias.

Armínio Carvalho, secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

“Estamos notificando todos os estabelecimentos e prestadores de serviços que ocupam aquela praça, para que desocupem e possamos dar início a reforma completa da praça, porém, isso se dará em etapas, sendo primeiro as banca de revista e o chaveiro, que passarão a usar o estacionamento e depois as bancas de alimentos, que ocuparão um local destinado pela Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia”, explica.

Preocupado em fazer uma revitalização que se aproxime do projeto original da praça, quando da sua inauguração no início dos anos de 1940 (10 de janeiro de 1942), Armínio Carvalho disse que o  intuito é esse, inclusive com os canteiros baixos e a reconstrução do coreto na parte central da praça. Além disso, o gestor afirma que algumas árvores nativas serão preservadas e outras,, da flora local, serão plantadas, um novo piso será colocado, iluminação em LED, novo espaço para bancas de revista, chaveiro e acesso a Wi-Fi grátis.

Por: Batista Pereira/CCOM