Início Destaque Procura indiscriminada zera estoque de testes da covid no CIEM, diz diretor...

Procura indiscriminada zera estoque de testes da covid no CIEM, diz diretor técnico

CIEM (Foto: Reprodução)

De acordo com o diretor técnico do Centro Integrado em Especialidades Médicas de Picos (CIEM), Pascoal Gomes, a grande procura por parte da população de Picos e municípios vizinhos contribuiu para zerar o estoque de testes para a covid-19. Segundo ele, muitos casos são de pessoas que não passariam pela triagem realizada no centro, mas que chegam com um “discurso decorado” para conseguirem fazer o exame.

Por ser um vírus novo, os sistemas de saúde de todo país não dispõem de quantidade suficiente para testar a população, por isso é realizada a triagem – escolha criteriosa de quem realmente necessita do exame.

Por conta das especificações, segundo Pascoal, algumas pessoas chegam ao centro e relatam que o tempo dos sintomas são superiores a sete dias para conseguirem o teste. Ele exemplificou um grupo de dez funcionários de uma empresa, que para serem admitidos ou readmitidos, precisavam comprovar que estavam livres do vírus, para isso, chegaram ao local relatando a mesma história, falando que estavam com mais de dez dias de sintomas, falta do olfato e paladar, entre outros; com isso, eram direcionados à testagem.

“As grandes empresas que chegaram em Picos adoecem as pessoas e estão mandando tudo para o CIEM, com a história toda bonitinha para retornar ao trabalho. Isso não existe, não existe esse episódio de reteste. Em Picos, quando a gente está fazendo esse levantamento, quando for fazer o somatório, Picos deve ter feito, juntando os kits do estado, as pesquisas da amostragem de uma universidade que veio, são quase oito mil testes”.

Pascoal falou ainda que o aumento no número de casos está diretamente relacionado ao crescimento das testagens no município. “Quando você divide os testes do estado, você pode olhar o boletim do estado ontem, quando você divide o boletim por 223 municípios, que o estado fez, dá uma média de 300 a 320 testes; Picos fez quase oito mil. Por que está aparecendo casos em Picos? Porque Picos está testando, quanto mais testes, mais positivos vão aparecer. A vantagem é que são casos assintomáticos ou leves e os casos leves estão sendo tratados, evitando que vá para a UTI, vá ser entubado, e a gente tem feito isso”.

O diretor fala ainda que tinha paciente que chegava a ir três vezes na semana solicitar o exame. Segundo ele, o CIEM realiza uma média de 150 a 170 atendimentos ao dia, mas que esse número já chegou em 200 em um só dia.

Em meio às afirmações de testes realizados sem necessidade, o diretor técnico do Ciem informou que o estoque da unidade de saúde zerou nesta terça (07). Ele afirmou que foi solicitada da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi)  a reposição de estoque, mas que o recebimento dos testes não é garantido.

Pascoal Gomes disse também que essa grande quantidade de testes só foi realizada em Picos porque o município os comprou, segundo ele, se a equipe da Saúde municipal ficasse à espera da Sesapi, grande parte da população não seria testada.

O diretor técnico afirmou que o CIEM continua prestando atendimento ao público normalmente. Porém, a previsão para chegar novos testes é incerta. Ele acredita que na sexta seja possível repor o estoque, mas não tem certeza.

Nesta tarde, a equipe da Comunicação da Prefeitura de Picos emitiu um informe.

Informe sobre testes para Covid-19

O Centro Integrado em Especialidades Médicas (CIEM) informa que os testes para diagnóstico de Covid-19 acabaram na tarde de ontem (7), devido à grande procura das últimas três semanas. A demanda passou da média de 20 testes diários para 120 nesse período, um crescimento de aproximadamente 500%, somente no CIEM. Até o próximo sábado (11), mil testes, oriundos de doação, deverão estar à disposição. Ao todo, a Prefeitura Municipal de Picos já realizou aproximadamente 4 mil testes, sendo mais de 2 mil feitos no CIEM e 1.900 no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O Município solicitou novos testes junto ao Governo do Estado e aguarda a chegada. Contudo, os atendimentos continuam sendo realizados 24 horas/dia, e a recomendação é de que o tratamento deve ser iniciado antes mesmo da confirmação do teste, uma vez que só é possível realizá-lo após o oitavo dia de sintoma.