Na manhã desta quinta-feira (12) foi divulgado o Plano Municipal de Contingência sobre o Coronavírus. O coordenador de Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsoncley Viana, explica que o plano busca tomar medidas que servem como precaução para evitar a propagação da Covid-19 na região.

“Nesse plano nós vamos traçar as novas ações diante de algum caso suspeito que apareça na cidade, então a gente está fazendo o estudo de como será atendido esse paciente”.

O coordenador alerta que caso alguma pessoa que veio de outros países onde está circulando o vírus apresente alguns dos sintomas, o mesmo deverá entrar em contado com a unidade básica de saúde ou com o número 136 e será destinada uma equipe para realizar os exames na residência do mesmo.

“Toda rede vai estar articulada e conectada, caso aconteça algum caso suspeito, a gente vai entrar em contado com a unidade de saúde e realmente saber se é um caso suspeito, e nós estamos montando uma equipe, e essa equipe que vai fazer um atendimento domiciliar para que esse paciente não circule na cidade”.

O Ministério da Saúde já contabiliza 60 casos pelo país, segundo balanço divulgado na manhã desta quinta-feira (12). Esse número, porém, não leva em conta outros 19 casos já informados por outros órgãos.

Confira a entrevista

Robsoncley Viana