Moradores do bairro Morada Nova cobram da prefeitura o recolhimento de galhos que foram deixados após a poda de árvores realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
Segundo a moradora Maura Santos, a poda ocorreu no ano passado e até hoje o material não foi recolhido. Ela conta que a população do bairro já solicitou à gestão municipal o recolhimento do lixo, mas ninguém apareceu.
“A prefeitura veio fazer uma limpeza no terreno ao redor de uma construção da igreja católica daqui, na quadra 78 e foi no ano passado, e eles não fizeram o recolhimento do lixo e nós já estamos em 2020 e eles ainda não vieram recolher. Não só eu, como os outros moradores daqui já fomos reclamar com Marion, ele apenas diz que já foi feita a notificação, só que essa notificação nunca chegou aqui”, disse.
A moradora Maria Elza diz que o acúmulo de lixo está servindo de abrigo para animais peçonhentos e roedores, colocando em risco as famílias que moram nos arredores. Ela conta que a Secretaria de Serviços Públicos de Picos quando recebe uma reclamação diz que irá mandar recolher o lixo, mas ninguém aparece. Ela lembra que os políticos só aparecem no bairro em período de campanha eleitoral e no restante dos anos de gestão, abandonam a população.
“A gente já foi várias vezes reclamar. Aí tem escorpião, tem barata, rato, cobra, tem tudo que não presta. E se deixarem acumular lixo aqui, vai ficar uma situação que não passa carro, não passa moto, daqui a pouco, nem nós entraremos dentro de casa […]. Nós estamos abandonados, mas nós vamos ver é na época da política, se eles [candidatos] vêm nos visitar, é a hora de nós colocar todos para correr, porque nós não temos limpeza, não temos saneamento, o lixo está tomando conta da nossa rua”, desabafou.
Além da grande quantidade de galhos secos, a população piora ainda mais a situação jogando lixo no local.