O presidente da APPA (Associação de produtores do alho), José Airton Dantas, relata sobre as inciativas de seu segundo mandato, a proposta é o beneficiamento da Agroindústria, visando o agricultor. O intuito é que o produtor possa repassar sua produção para as cooperativas, contribuindo com a margem de lucro dos agricultores.
Segundo Airton Dantas, os produtores estão motivados com o projeto nesta última etapa: a comercialização. “Foi essa guinada que a gente viu que vai favorecendo, deixando com que ele fique mais motivado para no próximo ano aumentar sua produtividade em poucas áreas de produção. ”
O presidente ressalta que a produção de alho no Vale do Guaribas é economicamente viável, porém produtos importados vindos de outros centros atrapalhavam a produção. Mas o trabalho de revitalização da cultural do alho nesses últimos quatro anos contribuiu para que a produção ressurgisse. “Agora nós estamos colhendo os frutos, já estamos colocando o alho beneficiado, a pasta de alho, alho em conserva, alho em flocos, alho desidratado, todos aqui no comércio local de Picos e na macrorregião”.
O governo do Estado, em parceria com a APPA, está com um projeto que tem como objetivo que a associação tenha sua própria fábrica, para que no próximo ano haja uma expansão do alho para outras regiões.
Confira a entrevista
José Airton Dantas