Por Aline Alves

No dia 26 de agosto foi inaugurado em Picos, através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado e a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro Integrado de Especialidades Médicas, cujo atendimento abrange Picos e mais de 40 municípios da macrorregião.

O local atualmente disponibiliza de forma gratuita para a população especialistas de até doze áreas, como psicologia, ortopedia / traumatologia, clínica médica, gastrenterologia, nutricionista, cirurgião vascular / angiologia, psiquiatria, cirurgia geral, urologia e pneumologia.

Segundo a diretora da unidade, Maria Santana, para cada especialista são disponibilizadas dezesseis vagas e quatro retornos. “Nós presamos não só pela quantidade, mas pela qualidade, não adianta colocarmos trinta consultas e o paciente entrar no consultório e ser aquela consulta rápida sem examiná-lo direitinho”, disse.

Para ter acesso aos atendimentos do CIEM é necessário que o paciente passe primeiro no Posto de Saúde da Família do município, explica Maria Santana. “Ao passar no posto de saúde, o médico vai decidir qual a especialidade que aquele paciente necessita passar e fazer o encaminhamento, com esse encaminhamento o paciente procura a Secretaria Municipal de Saúde e faz a marcação dessa consulta especializada”.

O CIEM não atende emergências. “Como é consulta especializada, a gente trabalha com essa parte de regulação, lá nós não atendemos urgência e emergência, pessoas nessa situação tem que procurar a urgência e emergência do Hospital Regional”, explicou Santana.

O Centro Integrado de Especialidades em Saúde de Picos funciona de no prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Rua Projetada, n° 1337 no Bairro Catavento.