Na manhã dessa sexta-feira (30) foi realizada no pátio do 4º Batalhão Polícia Militar de Picos a solenidade de Formatura do Curso de Motopatrulhamento. Ao todo, quinze policiais foram capacitados na formação, prontos para atender as mais variadas ocorrências.
O tenente coronel Edwaldo Viana, destaca a importância dessa formação para o atendimento de chamadas policiais.
“Somos hoje a única cidade do interior do Piauí a possuir a ROCAM. Formamos esses homens durante uma semana com um grupo de instrução do Ceará. Eles reúnem coragem e habilidade para bater forte na bandidagem, principalmente na zona rural”, disse o comandante do 4º BPM.
O instrutor formado no agrupamento do Raio do estado do Ceará, Ediclaudio dos Santos, conta como foi passar seus conhecimentos para os policias do Piauí.
“ A gente teve a oportunidade de repassar o conhecimento para os nossos irmãos do Piauí, implementando técnicas de abordagens e utilizando o garupa para dar segurança para a equipe e para a sociedade”.
O soldado Hélio durante o curso se destacou e ganhou o primeiro lugar no curso de Nivelamento em Rondas Ostensivas. Ele lembra que o tempo-resposta é bem menor com uso das motocicletas, especialmente nos centros urbanos com trânsito intenso. Sem, claro, esquecer que essa atuação tem o complemento das viaturas quatro rodas.
“ Foi uma semana de muito treinamento e trabalho duro, e durante essa semana a gente aprendeu muita coisa voltada para o serviço de motocicleta, a moto consegue ir em locais que a viatura convencional não entra”.
Confira as entrevistas
Edwaldo Viana
Ediclaudio dos Santos
soldado Hélio