A Secretaria Municipal de Educação de Picos e a Polícia Militar se reuniram na manhã desta sexta-feira (12) para discutir sobre a segurança nas escolas de Picos. O objetivo do encontro é traçar metas para dar mais segurança aos alunos, professores e toda a classe educacional.

Segundo a secretária de Educação de Picos, Rosilene Monteiro, essa reunião já estava no cronograma da pasta, mas devido aos últimos acontecimentos, a reunião foi antecipada.

“Com o incêndio na escola Dorinha Xavier, no conjunto Morada Nova, a gente antecipou um pouco essa reunião. Na terça-feira eu estive com o comandante Viana tratando dessa questão, pedindo socorro. Na verdade a gente sabe que a segurança nas escola também é responsabilidade da Secretaria de Educação e assim a gente faz, mas entendemos nesse momento que nós não estamos conseguindo sozinhos fazer as coisas a contento, então nós fomos pedir socorro a ele (comandante), que nos atendeu prontamente, e se prontificou a vir aqui na Secretaria de Educação  para estar tratando com os diretores também a questão da segurança”, disse.

O Comandante do 4° BPM, Ten. Cel. Edwaldo Viana, participou da reunião e destacou a importância de estar definindo a participação da polícia nas unidades escolares.

“Isso é muito importante que nós possamos trabalhar juntos segurança e educação, nós tivemos uma reunião com a secretária de Educação no quartel, e também com alguns professores e aqui vamos definir qual vai ser nossa atuação quanto a segurança nos colégios, eu fui bem claro que eu não posso prometer o que eu não posso fazer, eu vou fazer minha parte, mas não podemos colocar em cada unidade escolar um policial militar, primeiro porque não é função nossa, então nós vamos aqui conversar e em conjunto nós vamos achar a melhor maneira para dar segurança”, disse.

Confira as entrevistas

Edwaldo Viana

Rosilene Monteiro