Integrantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí realizaram uma visita de inspeção na tarde desta segunda-feira (27), no hospital Regional Justino Luz, em Picos. Formaram a comitiva os deputados Francisco Costa (PT), Gustavo Neiva (PSB), Lucy Soares (Progressistas) e Teresa Brito (PV). A ida dos parlamentares ao órgão faz parte de uma série de visitas à Rede de Saúde Pública Estadual e deverá acontecer em todos os hospitais regionais do estado. Eles ouviram atentamente pacientes, acompanhantes, servidores e prestadores de serviço.
A presidente da comissão, Tersa Brito, ressaltou a importância do deslocamento até ao município modelo e lamentou a situação em que encontrou o funcionamento da unidade de saúde. “As visitas têm por finalidade tomar conhecimento da real situação de funcionamento das unidades hospitalares. E aqui de início foi chocante, porque encontramos pacientes em locais que mais parece uma estrebaria, ou seja, em forma onde não tem reboco, climatização, nem sequer porta e janela, esse local é totalmente insalubre”, disse a parlamentar.
O deputado Gustavo Neiva enfatizou que a situação do Hospital Justino Luz não é exceção no Piaui. “A impressão que tive é muito ruim, mas isso acontece em todas as regiões. A gente ouve a reclamação, é falta de medicamentos, atraso de salários, deficiência física de espaço, pacientes mal acomodados e o que a gente percebe é que a saúde está um caos generalizado”, pontuou Neiva.
A progressistas Lucy Soares disse que a percepção que eles têm é de descaso em relação à saúde e que a situação de Picos parece ser ainda mais grave do que as demais unidades visitadas. “Aqui, pelo que nós estamos vendo, está pior do que por onde já passamos. A constatação que a gente tem é que falta um olhar de gente por parte dessa gestão”.
Ex-secretário de Saúdo do estado, o deputado Francisco Costa, reconheceu as deficiências do hospital, sobretudo no que diz respeito ao espaço físico. “Estamos fazendo essa visita, mas é bom lembrar que esse hospital de campanha que já era limitado e está passando por reformas e o espaço físico disponível ficou ainda mais insuficiente, o que acaba angustiando os usuários e não qualificando o atendimento”, salientou.
A diretora da casa de saúde, a médica Patrícia Batista, comentou a visita dos membros do legislativo estadual. Segundo ela, os levantamentos feitos pelos legisladores serão importantes na busca de melhorias para o serviço. “Não tenho dúvida da importância da visita deles, eu acho que toda ajuda é bem-vinda. Quanto mais olhares, será mais fácil conseguirmos melhorias para o hospital”, destacou.
Durante a estadia da comitiva, foi observado várias pessoas deitadas em macas e cadeiras nos corredores do hospital, sujeira e muita reclamação do sistema de elétrico. Muitos enfermos sendo abanados com papelão devido não haver tomadas instaladas para a utilização de ventiladores. Além disso, obras inacabadas, falta de medicamentos básicos e equipamentos necessários para o desempenho da atividade médica.
Após percorrer as principais regiões piauienses, a comissão irá produzir um relatório da saúde piauiense, contribuindo assim para melhores condições de atendimento na área em todo o estado.
De acordo com a presidente, a principal finalidade da inspeção é levantar as demandas e tentar, junto às autoridades, buscar soluções para melhorias no atendimento dos hospitais.