Com a aproximação das eleições municipais, os bastidores políticos estão fervendo em todo o país. E em Picos não é diferente. O prefeito Padre Walmir Lima (PT) não deverá encontrar um cenário muito fácil para eleger seu sucessor no próximo pleito eleitoral, tendo em vista que alguns dos seus ex-aliados estão se reunindo frequentemente com o grupo derrotado pelo mandatário na disputa de 2016, e o assunto, como não poderia deixar de ser, é a sucessão municipal.
O mais recente encontro aconteceu na manhã deste sábado (11), no auditório do Picos Hotel, e contou com um expressivo número de participantes. A artilharia é pesada, na oportunidade, todas as lideranças que discursaram, fizeram duras críticas à atual gestão.
Desafeto político do petista, o senador Ciro Nogueira (Progressista), foi a presença mais aguardada ao discursar para os presentes. O parlamentar não poupou críticas ao petista e a sua administração. “Picos é um importante polo econômico do estado, mas sofre com a falta de uma gestão competente. Acredito que essa incitava de hoje se transforme em um instrumento de mudança e a cidade possa eleger um prefeito de verdade no próximo ano”, disse o senador.
O deputado estadual Nerinho (PTB), ressaltou a importância da reunião e enfatizou a falta de apego ao cargo por parte de seus seguidores político. “Nós tínhamos quatro pastas, mas não podíamos concordar com essa forma de gerir a coisa pública adotada pela atual gestão e entregamos, diferentes daqueles que viviam criticando e agora no primeiro aceno não resistiram às benesses do poder”, alfinetou.
Já o ex-prefeito Gil Paraibano salientou que o padre Walmir Lima não possui condições de gerenciar recursos públicos. “Picos é uma cidade estratégica e nesses últimos anos perdeu espaço para outros municípios. O prefeito nunca administrou sequer uma bodega, como pode conseguir uma cidade? ”, questionou Paraibano.
Prefeito da cidade em três oportunidades, José Neri foi mais além nas críticas ao atual administrador. De acordo com ele, o atual mandatário não reúne as condições necessárias para gerir o município. “É um prefeito despreparado, está perdido vendo um pequeno grupo se apoderar dos recursos da prefeitura”.
A deputada Belê Medeiros conclamou a todos que não concordam com a forma como vem sendo administrada a cidade a se manterem unidos no mesmo propósito. “Saiu daqui com a impressão de que aqui não tem ambição. Para se ter ideia, aqui estão forças que em outros pleitos estavam separados, mas que estão dispostos a se unirem em defesa de Picos”, disse Belê.
Principal articulador da atividade, o vereador Francisco das Chagas Sousa, o Chaguinha, revelou que o ato superou sua expectativa. “Superou nossa expectativa, aquelas lideranças que não puderam estar aqui, justificaram suas ausências. Precisamos agora só construir uma agenda de reuniões para aprofundarmos a discussão”, concluiu.
Estiveram presentes os vereadores Irmão Zé Luís, Dalva Mocó, Dedé Monteiro e Maté; os suplentes Severino Luz, Pedro Pio, Loinha, Neto Araújo, Vera, e Manoel Vieira. Também compareceram o vice-prefeito Edilson Carvalho, o suplente de deputado federal, Mainha, os empresários Zominho, Paulo Lauriano, o médico Gutemberg Rocha e os advogados Aglimar Rodrigues, Luís Felipe, Glauber Silva e Frank Bezerra, dentre outras autoridades.
Veja mais imagens: