Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose -24 de março, a Coordenadoria Municipal do Programa de Tuberculose de Picos está realizando diversas atividades no município.
Nesta sexta-feira (29) profissionais da saúde de Picos estão na Praça Josino Ferreira esclarecendo dúvidas sobre a doença e ainda prestando atendimento para tentar identificar os sintomáticos respiratórios, que podem apontar a suspeita da presença da doença. A coordenadora da pasta, Layla Luz, fala como o trabalho está sendo executado.
“Nós estamos tanto fazendo a panfletagem, quanto circulando pelo Centro, pela feira livre, buscando identificar sintomáticos respiratórios, que são as pessoas que estão com tosse por mais de três semanas, que é sinal de alerta para a tuberculose e também estamos orientando toda a população a respeito dos sintomas da doença”, pontuou.
Layla Luz afirmou ainda que até as 10 horas de hoje já foi possível identificar 17 pessoas com suspeita de tuberculose, ela falou que esses possíveis pacientes serão encaminhados para fazer o diagnóstico no PAM (Posto de Assistência Médica).
“Até o momento nós já identificamos 17 sintomáticos respiratórios, que são justamente pessoas que estão com tosse por mais de três semanas. Essas 17 pessoas já foram orientadas de quais exames vão ter que realizar e onde nos procurar. Já foram orientadas para segunda-feira estarem no PAM, para realizar todos os exames para a gente avaliar”, disse.
A dona de casa Raimunda Maria Da Silva falou que teve conhecimento da ação através da mídia e ao ouvir os sintomas da doença, resolveu procurar atendimento, ela foi a primeira a receber uma avalição pela equipe de profissionais da saúde. A dona de casa dala da importância dessas atividades para alertar a população.
“Eles estão trazendo esse evento hoje para a população de Picos e é muito importante para as pessoas que vivem doentes, para procurar se dirigir a um atendimento médico”, opinou.
No município o diagnóstico e atendimento são realizados no Posto de Assistência Médica, o PAM, localizado na Rua Sitônio Dantas, bairro Catavento. A população pode ainda buscar assistência na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro.
Veja matéria relacionada:
Picos tem oito casos de tuberculose confirmados em 2019
CONFIRA AS ENTREVISTAS
LAYLA LUZ
RAIMUNDA MARIA DA SILVA