Início Destaque Auxílio do BPC começará a ser suspenso a partir de abril para...

Auxílio do BPC começará a ser suspenso a partir de abril para beneficiários que não atualizaram cadastro

Famílias ainda podem recorrer à Secretaria de Assistência Social para fazer a atualização dos dados

Os beneficiários que não fizeram a atualização do cadastro do Benefício de Prestação Continuada, o BPC, perderão o auxílio, que hoje é de um salário mínimo.

Em 2017 e 2018 o Governo Federal, a través do serviço de Assistência Social de cada município fez o chamamento para que as pessoas – idosos e pessoas com deficiência – fizessem a atualização dos dados, porém, muitos deixaram de comparecer ao órgão.

A coordenadora do Cadastro Único e Bolsa Família da Secretaria de Assistência Social de Picos (SEMTAS), Duscleude Rego, conta que os benefícios serão cortados a partir do mês de abril para os que não compareceram ao órgão.

Coordenadora Municipal de Cadastro Único e Bolsa Família, Duscleude Rego

“O Governo Federal está começando uma nova etapa, que é a etapa dos cortes, ou seja, vão ser cortados todos os benefícios. Todas as famílias, todos os beneficiários que não vieram atualizar o cadastro, vai ser cortado agora no ano de 2019, e os cortes são feitos pelo mês de aniversário. Os beneficiários que fazem aniversário de janeiro a março, vão ter os cadastros cancelados agora em abril, depois de cortado, a família vai ter 30 dias para recorrer ao INSS para poder reaver esse benefício. Então a gente vem mais uma vez pedir que os responsáveis por essa pessoa idosa ou com deficiência, e que tem consciência de que eles recebem o benefício, então procure um dos postos de atendimento da Secretaria de Assistência Social”, informou.

Mesmo anunciando que os cortes acontecerão em quatro etapas, até dezembro de 2019, ainda é possível ir à coordenação, munidos dos documentos pessoais, para fazer a atualização cadastral e evitar a perda do benefício.

“Aquelas pessoas que não vieram, ainda dá tempo, por isso que a gente está recorrendo mais uma vez às redes sociais e aos meios de comunicação pedindo que as famílias compareçam”, alertou.

Em Picos há quatro postos de atendimento da SEMTAS que faz a inserção dos dados no CadÚnico, que são nos bairros Parque de Exposição e Morada do Sol e ainda no Centro Administrativo e no espaço da secretaria no Piauí Shopping.

Para fazer a atualização é necessário que o beneficiário leve todos os documentos pessoais e comprovante de residência.

CONFIRA TODOS OS DETALHES DA ENTREVISTA COM DUSCLEUDE REGO