O Instituto Comradio (IComradio) realizou, em Teresina, a segunda etapa do Curso de Formação de Formadores. O encontro que aconteceu de 09 a 11 de novembro no Centro Guadalupe, reuniu egressos do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido de cidades como Picos, Oeiras, São Raimundo Nonato, Tanque, entre outras, além de representantes da SDR, do Projeto Viva o Semiárido e CONTRIB.
Fabrício Sousa é comunicador formado pelo Projeto Jovens Radialistas do Semiárido e atualmente é integrante do Sistema de Comunicação de Picos – Grande FM, Difusora AM e Portal Grande Picos. Sobre a formação, ele disse que foi um momento de aperfeiçoar conhecimentos para contribuir com a formação de novos jovens de diversas cidades do estado.
“É muito gratificante poder retornar ao instituto que me proporcionou a oportunidade de formação na área da comunicação, e mais gratificante ainda poder contribuir com a formação de outros jovens do semiárido, sempre com a esperança de mudança da forma de fazer comunicação, agora uma comunicação colaborativa em que terão a oportunidade de indicar problemas e soluções a partir de um aplicativo inovador que será proposto”, disse o comunicador.
A capacitação será realizada pelos egressos do instituto, que participaram da Formação de Formadores. Serão cinco formações de 30 horas cada e a seleção ficará por conta do Projeto Viva o Semiárido nos territórios de desenvolvimento Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Vale do Rio Canindé, Serra da Capivara e Vale do Rio Itaim.
“São parcerias muito importantes. Entidades que se unem em prol da comunicação, em prol de jovens que buscam oportunidades de formação e que terão a oportunidade de mudar a realidade a qual está inserida a partir do Nestante”, completou.
O objetivo da formação, que começou em Oeiras no mês de agosto, foi desenvolver competências no planejamento e execução de ações de formação e aperfeiçoamento em comunicação social. Na oportunidade foi apresentado o aplicativo NESTANTE, ferramenta de comunicação colaborativa desenvolvida pela Comradio que auxiliará na criação de causas e encaminhamento de soluções de problemas relacionados ao semiárido.
O Nestante terá grande importância na Rede Viva o Semiárido, uma união de forças entre o Projeto Jovens Radialistas do Semiárido e Viva o Semiárido, que proporcionará a jovens agricultores familiares e membros de comunidades quilombolas uma capacitação em comunicação colaborativa e atuação em rede.
A Rede Viva o Semiárido é formada pela cooperação entre o IComradio, a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí (SDR) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) que integra a Organização das Nações Unidas (ONU).