Início Destaque Caminhada em alusão ao Setembro Amarelo é realizada nesta manhã em Picos

Caminhada em alusão ao Setembro Amarelo é realizada nesta manhã em Picos

Fotos: Danila Azevedo

Na manhã dessa sexta-feira (21) foi realizada uma caminhada que faz parte das atividades realizadas em Picos relativas ao Setembro Amarelo. A ação é alusiva ao mês que referencia o combate ao suicídio. A Coordenadoria de Saúde Mental está à frente das ações, em parceria com outros órgãos municipais.

O secretário de Saúde, Waldemar Santos Júnior, lembra que Picos está entre os municípios piauienses que mais têm ocorrências de suicídio e destaca a importância do combate através dessas ações.

“Mais uma ação bonita da Secretaria de Saúde, onde Picos está entre as cidades do Piauí em que acontece os maiores índices de suicídio e a gente tem que orientar, tem que mostrar para acabar com esse mal maior”, disse.

A coordenadora de Saúde Mental do município, Santyla Brandão, destaca a caminhada como satisfatória. Ela fala que o objetivo é discutir e criar espaços para a temática do suicídio.

“Para a gente é um excelente resultado, estamos muito felizes com a adesão e a gente quer muito discutir e criar mais e mais espaços sobre essa temática”, destacou.

Juliana Maia é professora e psicóloga da Universidade Estadual do Piauí, campus de Picos. Segundo ela, as atividades que estão sendo realizadas em Picos acontece em parceria com a instituição de ensino superior e a Secretaria de Saúde. Juliana fala da importância de falar sobre o tema e alertar toda a sociedade para a prevenção.

Juliana Maia

O Padre Francisco De Assis, que está à frente da pastoral da saúde, destaca a importância da valorização à vida e fala do trabalho da igreja durante as ações do Setembro Amarelo.

Pe. Francisco de Assis

“Esse momento é de muita importância porque coloca no centro da nossa reflexão esse dom tão precioso que Deus nos deu que é a vida. A igreja católica, a pastoral da saúde participa também desse evento, tendo em vista exatamente ao que Jesus nos convida, ‘eu vim para que todos tenham vida e tenham em abundância e plenitude’. A igreja, a palavra de Deus nos assegura a vida como um dom de Deus, por isso a gente deve cuidar, prevenir, fortalecer todas as instituições, todos os laços de trabalho que queiram somar conosco nesse intuito de valorizar a vida”, pontuou.

Além das coordenações e centros da Secretaria de Saúde, participaram também da caminhada alunos das escolas municipais, representantes das secretarias de Cultura, Educação e Assistência Social.

AS AÇÕES CONTINUAM

A coordenadoria está realizando ainda palestras, capacitações e rodas de conversas durante todo este mês. Na segunda-feira (24) acontecerá uma palestra na Universidade Estadual do Piauí, campus de Picos, com psicólogos especialistas em suicídio, o evento é gratuito e acontece a partir das 14 horas. Na quinta-feira (27) terá uma ação intersetorial com o Creas (Centro de Referência de Assistência Social), Caps (Centros de Atenção Psicossocial) e alunos da Rede Municipal de Ensino da Escola Landri Sales.

CONFIRA AS ENTREVISTAS:

WALDEMAR JÚNIOR-

SANTYLA BRANDÃO-

JULIANA MAIA-

PADRE FRANCISCO DE ASSIS-

 

VEJA MATÉRIA RELACIONADA:

Picos tem a terceira maior taxa de suicídio do Piauí

VEJA MAIS IMAGENS: