A campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo em Picos foi prorrogada até o dia 14 de setembro. O Ministério da Saúde recomendou a municípios de toda Federação a continuação do processo de imunização, a decisão foi tomada devido à vários estados não atingirem a meta vacinal, que é de 95%.

Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Picos, Valdivânia Pacheco, até o dia 31 de agosto a meta atingida na cidade foi de 90%.

Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Picos, Valdivânia Pacheco (Foto: Daniela Meneses)

“Exclusivamente o município de Picos, ao invés de prorrogar até o dia primeiro de setembro, a gente decidiu prorrogar até o dia 06 de setembro, porém o Ministério da Saúde resolveu alterar essa prorrogação por mais uma semana e então a nossa campanha vai se estender até o dia 14 de setembro, tempo suficiente que eu acho para os pais estarem levando seus filhos, não deixar para em cima da hora, porque essa campanha iniciou-se no dia 06 de agosto e ainda hoje tem pais com filhos que ainda não foram vacinados. Até sexta-feira, 31 de agosto, a meta atingida em Picos tinha sido de 90%, porém, ainda tem essa semana para a gente estar registrando esses dados no sistema”, declarou.

Em Picos ainda faltam cerca de 400 crianças para serem imunizadas, a coordenadora faz alerta os pais a levarem as crianças de 1 até 5 anos de idade aos postos de saúde.

“Eles [os pais] são os principais atores no combate a essas doenças, então eu peço encarecidamente que os pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar, que aproveitem essa prorrogação, que vai ser até o dia 14, que levem o quanto antes e enquanto a gente tiver o estoque da vacina”, orientou.

As salas fixas de vacinação da Aerolândia, Belinha Nunes, Cecília Neri, Morada do Sol, Belo Norte, Ipueiras, Paim, Antenor Neiva, Passagem das Pedras ainda há estoque das doses, com exceção do bairro Junco, onde não há mais vacina disponível.

CONFIRA A ENTREVISTA DE VALDIVÂNIA PACHECO-