Início Destaque Campanha reforça importância para utilização do “Salve Maria” em Picos

Campanha reforça importância para utilização do “Salve Maria” em Picos

“Em briga de marido e mulher se mete a colher sim”, diz coordenadora dos Direitos da Mulher em Picos

Após a subsecretária de Segurança Pública do Estado, a delegada Eugênia Vila, fazer um apelo para que as mulheres façam denúncias através do “botão do pânico” do aplicativo Salve Maria, a coordenadora dos Direitos da Mulher em Picos, Maria José do Nascimento, fala da necessidade de reforçar as campanhas de enfrentamento à violência doméstica na cidade. Ela fala que, mesmo após o lançamento do Salve Maria em Picos, a população ainda desconhece todos os recursos que o aplicativo oferece.

“Antes a gente tinha um estigma de que em briga de marido e mulher não se mete a colher, pois a cidade de Picos mete a colher sim e a nossa colher se chama GAMVV e Salve Maria. O GAMVV é um projeto do 4º BPM (Batalhão da Polícia Militar) e o Salve Maria é um projeto do Governo do Estado, mas está implantado em Picos em benefício das mulheres vítimas de violência”, destacou.

Maria José falou também sobre a importância GAMVV (Grupo de Assistência às Mulheres Vítimas de Violência), cujo atendimento é realizado pela Polícia Militar de Picos através de denúncias por telefone (89) 9 9901-1176 ou de forma presencial. A coordenadora destaca que mais mulheres estão denunciando seus parceiros, mas poucas acreditam na resolutividade do problema.

“O número de denúncias é muito, eu não posso afirmar que elas aumentaram, mas o que eu posso informar é que a sociedade está consciente, as mulheres estão conscientes, elas estão sabendo o que é violência e elas estão começando a denunciar, ainda timidamente, porque nossos órgãos de apoio ainda precisam de mais celeridade, a justiça precisa de mais celeridade, avançar mais nesses projetos”, opinou.

A gestora da pasta disse também que a Coordenadoria dos Direitos da Mulher foi criada para integrar os grupos de enfrentamento a esse tipo de violência tão comum na sociedade brasileira, sobretudo, piauiense.

Maria José do Nascimento comentou também sobre os dois últimos casos de feminicídio que aconteceram na cidade de Teresina na semana passada, onde a cabelereira Aretha Claro e a empregada doméstica, Gisleide Alves, foram brutalmente.

“Eu francamente, fiquei muito chocada com esses casos que aconteceram. […] O agressor jogar a mulher e passar o carro por cima. Você calcule a falta de segurança no nosso município, não adianta nem a gente citar. Graças a Deus aqui a gente tem a rede e a gente tem feito essa discussão e a nossa discussão tem sido, não de desvalorizar o agressor, mas de valorizá-lo para que ele mude de opinião, para que ele entenda o que é uma família de fato. Nós precisamos fortalecer a família e nós fazemos essa discussão na cidade de Picos. É a única arma que no momento nós estamos tendo é a nossa consciência”, concluiu.

SALVE MARIA

O aplicativo Salve Maria conta com um botão do pânico, que envia pedido de socorro à polícia, e outro para denúncias. O Salve Maria é o aplicativo criado pela Polícia Civil e Secretaria de Segurança do Piauí. O programa já está disponível para download para smartphones Android, e em breve para IOS. O Salve Maria traz um “botão do pânico”, que envia um pedido de socorro automaticamente para a polícia, e um de denúncias, que pode receber fotos, áudios, vídeos, e outros tipos de arquivo.

Aplicativo envia a localização do denunciante instantaneamente de forma sigilosa

MATÉRIAS RELACIONADAS:

 Caravana Salve Maria capacita representantes de instituições em Picos

Coordenadoria da Mulher realiza trabalho de orientação do uso do aplicativo Salve Maria em Picos

CONFIRA OS ÁUDIOS DE MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO-