Início Destaque Polícia Militar implanta projeto “Rede de proteção: cidadão alerta, cidadão participativo”

Polícia Militar implanta projeto “Rede de proteção: cidadão alerta, cidadão participativo”

(Foto: G1)

Em fase de implantação, o projeto “Rede de proteção: cidadão alerta, cidadão participativo”, do 4º Batalhão da Polícia Militar de Picos, tem como objetivo melhorar a segurança dos picoenses, partindo de outro perspectiva, a autoproteção da sociedade.

Incentivando a sociedade a se manter vigilante, o projeto disponibiliza o aplicativo “WhatsApp Cidadão“, que já está está a disposição da população, para que através do aplicativo, a polícia seja acionada de forma mais rápida, permitindo uma maior interação da polícia com a comunidade.

O Relações Públicas do 4º BPM, George Sanches, explica como irá funcionar o projeto. “Nós criamos um grupo dentro do aplicativo, e nós temos coordenadores, que são pessoas da comunidade, policiais militares que residem no bairro, policiais militares que trabalham naquela área, como também o grupo do COPOM, todos eles estão ali com a única motivação melhorar e otimizar a segurança pública”.

Sanches afirma que o projeto preza a idoneidade das pessoas que farão parte do grupo, elas serão eleitas pela própria comunidade, antes de inserir a pessoa no grupo, a polícia fará uma “sondagem” através de fichas de cadastro, que servirão para analisar possíveis antecedentes criminais e processos, para que o cidadão possa fazer parte da rede de proteção do seu bairro.

O primeiro bairro a receber o projeto será o bairro Cohab, que já está em fase de implantação. O lançamento está previsto para o dia 11 de dezembro, quando a polícia irá apresentar também a Operação Natal e Ano Novo com segurança.

Confira a entrevista

George Sanches