Já está na cidade de Picos a Carreta da Saúde Ponto Final na Hanseníase, que ficará hoje (21) e amanhã (22) na Praça Josino Ferreira. A carreta é composta por cinco consultórios e terá medicações e materiais específicos para fazer o diagnóstico clínico e laboratorial.

Segundo o coordenador municipal de Controle à Hanseníase, Gilberto Valentim, para receber o atendimento na Carreta da Saúde, o usuário que tem alguma suspeita de mancha sem dor no corpo, ele pode ir diretamente ao local onde a carreta está estacionada, lá serão realizados os procedimentos de testagem.

“Vamos ter dois médicos fazendo atendimento e um consultório de enfermagem para fazer a orientação e iniciar o tratamento, se a gente conseguir fechar o diagnóstico. Aquilo que não for hanseníase, a gente vai estar direcionando para os especialistas”, disse.

A técnica de enfermagem, Lígia Fernanda, pontuou a importância de executar a prevenção e o combate à Hanseníase.

“A carreta está aqui de passagem para avaliar as pessoas da cidade e da região, eles avaliam pelo toque dos nervos da pele. Antes é aplicado um questionário para saber se na família tem casos da doença, é muito importante essa campanha”, explicou.

As pessoas com suspeita da doença devem levar os documentos pessoais para ser realizada a ficha de atendimento, em seguida o mesmo é encaminhado para o atendimento. O serviço  acontece no turno da manhã (08h – 12h) e à tarde (14h – 17h). Todos os procedimentos são gratuitos.

Confira as entrevistas:

GILBERTO VALENTIM-

LÍGIA FERNANDA-