Início Destaque Caminhada é realizada em alusão ao Dia de Luta Antimanicomial encerrando semana...

Caminhada é realizada em alusão ao Dia de Luta Antimanicomial encerrando semana de atividades

A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Saúde Mental em pareceria com o curso de enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou nos dia 16 a 18 de maio a Semana de Luta Antimanicomial em alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial.

O evento teve inicio na última quarta-feira (16) no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com exposições de obras artesanais dos usuários do CAPS AD e CAPS IIexibição de filme, minicursos e se encerrou nesta sexta-feira (18) com uma caminha em alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, que é comemorado no dia 18 de maio.

“Depois de diversas práticas de opressão, violência e aprisionamento à pessoas que sofrem de transtornos mentais, após a reforma psiquiátrica, foi implantado os CAPS como modelo substitutivo dos manicômios, e o CAPS tem a proposta de tratar o paciente com uma proposta mais próxima dos familiares, com uma sociedade livre de manicômios” Afirmou a coordenadora de saúde mental, Santyla Brandão.

Eduardo de Oliveira, coordenador do CAPS II, avalia a semana de Luta Antimanicomial como uma semana altamente importante para o desenvolvimento do serviço prestado pelo CAPS. “Podemos mostrar no evento diversas atividades desenvolvidas na instituição, como também buscar a quebra de diversos paradigmas, mostrando as habilidades, capacidades e outras virtudes, buscando uma maior integração social” finalizou.

A caminhada de Luta Antimanicomial, foi realizada na manhã desta sexta-feira (18) saindo do Fórum de Picos em direção a Praça Felix Pacheco.

Ccom