Alunos da Universidade Estadual do Piauí, campus de Picos, se reuniram na tarde de ontem (30), na praça Felix Pacheco, para protestar contra a precariedade da instituição de ensino superior em todo estado.

Segundo o diretor do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Eric Rodolfo, são 519 disciplinas com déficit de professores, 51 cursos que estão prestes a fechar, três meses de atraso de auxílio dos bolsistas, dentre outros problemas.

Para a diretora de assistência estudantil da UESPI, Brenda Neftali, é importante estar realizando esse ato, principalmente por conta do período eleitoral.

“É muito importante que se torne público toda essa dificuldade, por que em época eleitoral tudo parece estar a mil maravilhas, mas não, a UESPI se encontra, não só do nosso município de Picos, mas como de todos os campus, com uma série de dificuldades”, ressaltou.

De acordo com Eric Rodolfo, o que está acontecendo é um descaso com os estudantes e que dessa vez eles estão firmes em busca de melhorias.

“No semestre passado, a gente fechou a Br 316 em frente à UESPI, fazendo panfletagem, pedindo a convocação imediata dos professores efetivos, pedindo a atualização do pagamento dos bolsistas e nenhuma de nossas demandas foram atendidas. E é por isso que a gente traz agora para o centro da cidade, para a população ver qual é a prioridade que o governador dá para a educação no Piauí”, frisou.

O acadêmico do curso de Educação Física, Atílio Sousa, espera que o governo atenda as reivindicações que estão sendo feitas pelos acadêmicos.

“O esperado é que o governo se sensibilize com a nossa luta, porque a gente tentou de todas as formas, sem que saíssemos para a rua, mas ele não deu nenhum parecer, a não ser tentar burlar a nossa luta”, concluiu.

VEJA MAIS FOTOS:

Texto: Andreia Monteiro