Início Destaque Governo do Estado firma parceria com hospital dos EUA para estudos na...

Governo do Estado firma parceria com hospital dos EUA para estudos na área de epilepsia

O governador Wellington Dias participou, nesta quarta-feira (28), da abertura do ciclo de palestras que trata sobre paradas cardíacas em crianças e morte súbita. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), gratuito e aberto para estudantes e profissionais de saúde, de diversas áreas de atuação.

As palestras foram ministradas pelo especialista americano Vinay Nadkarni, da The Children’s Hospital of Philadelphia, e por Sérgio Timerman, médico cardiologista e coordenador das Diretrizes Brasileiras de Emergências Cardiovasculares. O pediatra Nadkarni falou sobre “Paradas Cardíacas em Crianças – Como podemos aumentar a sobrevivência” e o médico Timerman abordou o tema “Morte Súbita, da Prevenção à ação!”.

Durante o evento, o governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, assinaram o termo de cooperação internacional para os estudos na área de epilepsia no Piauí. “Estive recentemente nos EUA e pude conhecer o maior centro nessa área de epilepsia e convulsão. O Governo da Filadélfia manifestou interesse em conhecer o Piauí e implantar um centro nessa área”, afirmou o governador.

Segundo o secretário da Saúde, o corpo técnico do Piauí irá trocar informações com a equipe dos EUA no sentido de melhorar os atendimentos, bem como a qualificação dos médicos piauienses. “Estamos buscando que o nosso Hospital Infantil Lucídio Portela e o Hospital Infantil da Filadélfia possam compartilhar informações por meio desse termo de cooperação. Estamos dispostos a fazer adequações que permitam a execução desse projeto extremamente importante para o estado do Piauí”, garantiu Florentino Neto.

A cooperação será com o Centro de Simulação, Educação Avançada e Inovação do Hospital Infantil da Filadélfia (EUA). O programa “Criança salva Criança” também deve ser testado no Piauí. Trata-se de orientar crianças para que elas possam perceber e procurar ajuda quando outra criança ou mesmo um adulto, apresentarem sintomas de epilepsia ou ataque cardíaco.

Para o presidente da Associação Reabilitar, Bejanmin Pessoa Vale, é importante que a sociedade tenha conhecimento sobre os principais sintomas de uma parada cardíaca e epilepsia, para que as primeiras medidas sejam tomadas antes do socorro chegar, principalmente quando se trata de crianças.

Ccom